Identidade brasileira

"O Brasil criando-se a si mesmo. Inventando um povo que constitui um novo gênero humano, fundindo herança genética e cultural de índios, negros e europeus num gênero humano novo, uma coisa nova que nunca houve é isso, uma nova aventura brasileira." (Darcy Ribeiro)

Tradutor

domingo, 9 de agosto de 2015

Respeito à diversidade na sala de aula.

      
   Para termos uma boa convivência em sala de aula, precisamos aprender a respeitar o outro. De que maneira podemos fazer isso?
  Na busca de nossos desejos ou praticando ações irônicas menosprezando colegas diferentes de nós, muitas vezes, ultrapassamos nossos limites desrespeitando e magoando os nossos colegas. Agindo desta forma, a nossa convivência se tonará complicada podendo interromper amizades sólidas e até impedir futuras amizades saudáveis.
 Precisamos buscar dentro de cada um de nós o respeito interior como uma força viva para as nossas boas relações. Compreender o outro, como ele é, faz parte de uma boa convivência e para isso, é indispensável aceitar e valorizar as diferenças, sejam elas sociais, religiosas, culturais, de gênero, de etnia e alunos com e sem inclusão.
 O que fazer quando alguém age de forma preconceituosa?
Esta ofensa pode ser respondida, amigavelmente, desafiando a nossa tolerância, superando assim, a frustração vivenciada. Se nos colocarmos no lugar do outro, teremos a oportunidade de descobrir e remover rótulos já existentes entre os colegas aceitando a desigualdade ali revelada. Precisamos evoluir no entendimento que a diversidade é algo positivo, ela nos dá oportunidade para vermos as diferenças existentes no mundo onde vivemos, pois considerando as diferenças estaremos extinguindo as desigualdades.
 Como podemos nos afastar dos conflitos e confusões evitando o bullying na sala de aula?
Para conseguirmos a harmonia e a igualdade na sala de aula precisamos mudar a nossa   consciência, contribuindo com ações positivas, aprendendo a lidar com a diversidade. Esta conduta construída, coletivamente, no dia a dia será a base que sustentará a boa convivência na sala de aula. O respeito à diversidade demanda que pratiquemos atitudes proativas que garantam a igualdade de oportunidades e de tratamento, corrigindo os efeitos da discriminação e da segregação para com os nossos relacionamentos.
 Pois, através do respeito às diferenças, teremos a oportunidade de ultrapassar nossos preconceitos compartilhando interesses e responsabilidades construindo, assim um ambiente escolar harmonioso para convivermos, confortavelmente, em sala de aula.
Fora, bullying! Viva a diversidade!
 Autoras: Lizete Teresinha da Silva e Marli Pereira Marques
 (profs. Município SL e Estado RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário