Identidade brasileira

"O Brasil criando-se a si mesmo. Inventando um povo que constitui um novo gênero humano, fundindo herança genética e cultural de índios, negros e europeus num gênero humano novo, uma coisa nova que nunca houve é isso, uma nova aventura brasileira." (Darcy Ribeiro)

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quarta-feira, 17 de abril de 2013

Refletindo a Diversidade Religiosa


Este texto foi produzido a fim de atender a proposta do curso Produção de Material Didático oferecido pelo Polo Universidade Aberto de Novo Hamburgo – UAB/UFRGS/NH. Esta reflexão deve ser entendida como um exercício que instrumentaliza o professor na sala de aula e o capacita para atender a diversidade religiosa em sala de aula. No período em que a atividade foi proposta e realizada eu ainda não exercia o trabalho de professora em sala de aula, por este motivo a construção do texto se da no futuro. Entretanto, hoje, lecionando a disciplina de Ensino Religioso terei a chance de aplicar esta atividade em sala, a fim de debater com os alunos sobre a importância de se conhecer a diversidade religiosa (o pertencimento do outro) que nos rodeia para promover, a partir deste conhecimento um debate sem preconceitos, cara limpa e após esta desconstrução, reconstruir novos pensamentos.
Fui batizada na religião católica, fiz primeira comunhão e crisma. Hoje isso para mim significa uma mera formalidade imposta pela minha família e que tem importância para eles que acreditam em Deus. Para algumas pessoas sou católica não praticante, pois não pratico a religião mesmo sendo batizada, mas hoje, sou ateia por uma série de constatações ao longo a minha vida. Mesmo assim, quando eu estiver exercendo o magistério pretendo conhecer o pertencimento religioso de meus alunos e se possível falar sobre o tema em sala de aula. Se a escola não promover atividades a fim de valorizar os diferentes pertencimentos religiosos, pretendo sugerir, atividades que os valorizem, a fim de estimular o respeito entre os alunos por esta diversidade, a partir do conhecimento. As escolas públicas que conheço não ostentam símbolos religiosos nas paredes e portas, por pertencerem ao estado laico, percebo esta prática em escolas com perfil religioso. Contudo, ao assumir a sala de aula não pretendo rezar com os alunos, mas poderei sugerir que cada um faça a sua reflexão silenciosamente, caso ocorra interesse e diversidade de pertencimento religioso. Entretanto, se a turma for de um mesmo pertencimento religioso e todos concordarem em rezar, aceitarei, a fim de atender um pedido que é importante para eles. A reza para mim não tem nenhuma importância, mas quando eu estiver trabalhando em uma escola conversarei sobre o tema da diversidade religiosa e da escola pública laica, pois entendo que este debate poderá contribuir muito para que uns conheçam a escolha religiosa dos outros e também para que entendam que o papel da escola laica é assumir uma postura neutra e respeitar e fazer com que sejam respeitados os pertencimentos religiosos de cada um.
Referência: Atividade para o módulo II baseado no texto do Fernando Sefner

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