Este texto foi produzido a fim de atender a
proposta do curso Produção de Material Didático oferecido pelo Polo
Universidade Aberto de Novo Hamburgo – UAB/UFRGS/NH. Esta reflexão deve ser
entendida como um exercício que instrumentaliza o professor na sala de aula e o
capacita para atender a diversidade religiosa em sala de aula. No período em
que a atividade foi proposta e realizada eu ainda não exercia o trabalho de
professora em sala de aula, por este motivo a construção do texto se da no
futuro. Entretanto, hoje, lecionando a disciplina de Ensino Religioso terei a
chance de aplicar esta atividade em sala, a fim de debater com os alunos sobre
a importância de se conhecer a diversidade religiosa (o pertencimento do outro)
que nos rodeia para promover, a partir deste conhecimento um debate sem
preconceitos, cara limpa e após esta desconstrução, reconstruir novos
pensamentos.
Fui batizada na religião católica, fiz primeira
comunhão e crisma. Hoje isso para mim significa uma mera formalidade imposta
pela minha família e que tem importância para eles que acreditam em Deus. Para
algumas pessoas sou católica não praticante, pois não pratico a religião mesmo
sendo batizada, mas hoje, sou ateia por uma série de constatações ao longo a
minha vida. Mesmo assim, quando eu estiver exercendo o magistério pretendo
conhecer o pertencimento religioso de meus alunos e se possível falar sobre o
tema em sala de aula. Se a escola não promover atividades a fim de valorizar os
diferentes pertencimentos religiosos, pretendo sugerir, atividades que os
valorizem, a fim de estimular o respeito entre os alunos por esta diversidade,
a partir do conhecimento. As escolas públicas que conheço não ostentam símbolos
religiosos nas paredes e portas, por pertencerem ao estado laico, percebo esta
prática em escolas com perfil religioso. Contudo, ao assumir a sala de aula não
pretendo rezar com os alunos, mas poderei sugerir que cada um faça a sua
reflexão silenciosamente, caso ocorra interesse e diversidade de pertencimento
religioso. Entretanto, se a turma for de um mesmo pertencimento religioso e
todos concordarem em rezar, aceitarei, a fim de atender um pedido que é
importante para eles. A reza para mim não tem nenhuma importância, mas quando
eu estiver trabalhando em uma escola conversarei sobre o tema da diversidade
religiosa e da escola pública laica, pois entendo que este debate poderá
contribuir muito para que uns conheçam a escolha religiosa dos outros e também
para que entendam que o papel da escola laica é assumir uma postura neutra e
respeitar e fazer com que sejam respeitados os pertencimentos religiosos de
cada um.
Referência: Atividade para o módulo II baseado no
texto do Fernando Sefner
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