Diversidade
é tudo o que não é igual. Em relação às pessoas podemos dizer que cada uma
possui características próprias, sendo elas físicas: altura, cor da pele do
cabelo, cor dos olhos, as pessoas portadoras de necessidades especiais, etc.; e
as subjetivas: humor, jeito de ser, de pensar, crenças, etc., a diversidade
cultural está relacionada aos costumes, a escolha da religião, ao meio em que
nasceu: etnias, etc.; a diversidade é o casamento homossexual; as religiões que
cultuam diferentes Deuses e cada um defende o seu Deus como o único e
verdadeiro. A diversidade está todos os lugares, ela pode estar mais ou menos
perceptível aos olhos. Em ralação a etnia, percebemos a cor da pele como o
negro, o índio, o pardo, o amarelo, etc., esta, encontramos com facilidade em
nosso cotidiano, por outro lado, as diversidades menos visíveis estão
relacionadas e escolhas das pessoas: o casamento homossexual, a religião, estas
serão percebidas no convívio mais próximo e mais longo. Sendo assim, eu percebo
elementos de diversidade na minha escola, na minha cidade e na minha sala de
aula. Os elementos de diversidades encontrados na minha escola são: escolha da
religião, cor da pele, pessoas com necessidades especiais. Pensa a diversidade
como algo bom, que faz as pessoas saírem de seu ambiente de conforto fazendo-os
pensar em como lidar com ela. Por exemplo: quando encontro pessoas que se
comunicam através da língua de sinais, tenho dificuldade em entender e
acompanhar a fala. Esta dificuldade pode me fazer buscar conhecimento em libras
ou pelo menos tentar, entretanto, a falta de conhecimento para lidar com a
situação provoca afastamento pelo medo do diferente. A diversidade é uma
riqueza para o trabalho pedagógico se for bem trabalhada. Se o professor
estiver preparado, capacitado para lidar com a diversidade ele poderá fazer
dela uma ferramenta de enriquecimento na sala de aula. Quando aprendermos como lidar
com o que não estamos habituados teremos oportunidades de promovermos grandes
mudanças em nosso cotidiano e também maiores aceitação e respeito pelo outro.
Entretanto, se não houver investimentos adequados na formação de professores, e
técnicos na escola, a diversidade não será um desafio, mas um problema que
prejudicará muitas pessoas. A diversidade religiosa é bastante delicada para o
debate em sala de aula, pois para debatê-la será necessário mexer com a
subjetividade: sentimentos e crenças das pessoas. Quando pensamos em debater ou
explicar as distintas religiões em sala de aula temos que pensar no outro como
um ser que acredita em algo que não podemos ver, e que vem carregado de superstições
e medo do castigo de Deus ou Deuses. Ao estudar/ensinar história como uma
ciência do passado do homem nos deparamos com leituras que contradizem as
crenças religiosas, sendo assim, precisamos nos sensibilizar na sala de aula a
fim de dar espaço aos diversos pontos de vista e pertencimentos religiosos.
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