Identidade brasileira

"O Brasil criando-se a si mesmo. Inventando um povo que constitui um novo gênero humano, fundindo herança genética e cultural de índios, negros e europeus num gênero humano novo, uma coisa nova que nunca houve é isso, uma nova aventura brasileira." (Darcy Ribeiro)

Tradutor

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Preservação e Conservação do Patrimônio Histórico

Preservação de acervos contra roedores

O presente texto visa expor conhecimentos estudados em grupo referentes a preservação de patrimônios e arquivos históricos contra ataques por roedores. Analisando a intervenção e freqüência destes animais, destacamos segundo Costa (2003, p. 10) que eles se adaptam a maior parte das condições climáticas e se alimentam de material orgânico (o que inclui, de forma geral, restos de alimentos). Sua presença também ocorre pela preferência por locais quentes, úmidos e escuros, sendo que muitas vezes utilizam-se de papéis, tecidos e plásticos para confecção de seus ninhos. Outro fator de risco da entrada de roedores é o contágio de diversas doenças, dentre elas a leptospirose.
Conforme debate no grupo e apresentação em aula, destacamos alguns procedimentos para proteger acervos documentais de roedores. Segundo Cassares (2000 p. 16) deve-se tentar obstruir as passagens, impedindo o acesso dos bichos ao acervo, além disso, deve-se aplicar iscas que sejam eficientes, mas que não provoque a morte dos roedores no recinto. Para um bom resultado na ação, as iscas devem ser aplicadas por especialista em zoonose e complementando a ação, manter a profilaxia controlando a temperatura e umidade, com higiene periódica.
Os insetos e roedores são atraídos no acervo, através da ação do homem, que deposita alimentos nos acervos e facilita assim a sua proliferação.
Citaremos algumas medidas preventivas, necessárias, para evitar que estes bichos se espalhem:
- Deixar alimentos longe da guarda dos acervos
- Evitar comer e deixar restos de comidas nos acervos
- Evitar cantinas e refeitórios perto ou do lado dos acervos
- Manter os lixos em dia, recolhendo todos os dias após o expediente
- Substituir vidros quebrados das janelas
- Manter os livros em lugares arejados, evitando deixar em armários
Devemos observar com cuidado, todas estas medidas, para evitar que estes roedores se manifestem e também utilizar alguns métodos, que julgamos mais seguros, como produtos químicos, como a desinfestação, para prevenir futuras infestações.

Referências:

Cassares, Norma Cianflone, Como Fazer Conservação Preventiva em Arquivos e Bibliotecas / Norma Cianflone Cassares e Cláudia Moi. São Paulo: 2000, p.16.

COSTA, Marilene Fragas. Noções básicas de conservação preventiva de documentos. FIOCRUZ, 2003. Disponível em:

MÁRSICO, Maria Aparecida de Vries. Noções básicas de Conservação de Livros e Documentos. Disponível em:

Nomes: Igor Gonçalo August, Janaina Silva, Marli Pereira Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário