Identidade brasileira

"O Brasil criando-se a si mesmo. Inventando um povo que constitui um novo gênero humano, fundindo herança genética e cultural de índios, negros e europeus num gênero humano novo, uma coisa nova que nunca houve é isso, uma nova aventura brasileira." (Darcy Ribeiro)

Tradutor

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Que Fica na Memória?


Esta é a pergunta que não quer calar no dia de hoje, após receber a notícia sobre a perda de uma pessoa que considero referência do curso e das aulas de História da Unisinos como pesquisadora e professora. Suas aulas podem ser mensuradas pela sensação de se ter o melhor de uma pessoa, de uma profissional, mas não tenho palavras para descrever este sentimento.Para que eu possa fazer o devido reconhecimento a esta pessoa que muito contribuiu nas minhas decisões no decorrer do curso, peço licença aos familiares e amigos próximos para dizer que ela se chama Beatriz Vasconcelos Franzen. Com ela tive o privilégio de estudar as primeiras disciplinas do curso de História e para a estudante que inicia um curso, ainda imatura sobre muitos assuntos, foi a referência na medida. Foi em suas aulas que despertei o desejo de saber muito sobre História do Brasil e Portugal e as relações que se constituíram nestes dois mundos. Com isso também decidi pesquisar em meu Trabalho de Conclusão de Curso os Sinais Culturais deixados pelos Portugueses Açorianos em Taquari. Nesta busca tive também o privilégio de pesquisar os assuntos em suas publicações. Sendo assim, o que fica na memória é a sensação de ter tido o melhor da Professora Beatriz e um grande desejo de conhecer Portugal.

Um comentário:

  1. bastante profundo...eu não sei se seria certo dizer "eu sinto muito" mas a verdade é que poucas coisas nos disarmam tanto quanto a morte...beijos e até dias mais felizes...

    ResponderExcluir