Identidade brasileira

"O Brasil criando-se a si mesmo. Inventando um povo que constitui um novo gênero humano, fundindo herança genética e cultural de índios, negros e europeus num gênero humano novo, uma coisa nova que nunca houve é isso, uma nova aventura brasileira." (Darcy Ribeiro)

Tradutor

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Memória e Identidade

O que é a memória e para que preservá-la? Esta é uma reflexão que se faz meio acadêmico da História, entretanto falar em memória faz parte do nosso cotidiano, sem a pretenção de uma reflexão teórica sobre o que significa. Usamos nossa memória o tempo todo e para tudo na vida, recordações que nos faz sentir saudade e nos remete ao passado nos fazendo nostálgicos de vivências que não voltam mais. Este é o ponto essencial da memória, com ela viajamos no tempo e ao preservà-la estamos preservando nossa identidade.Para uma Instituição de Ensino preservar a memória através de documentos produzidos na própria Instituição ao longo da sua tragetória é preservar a produção do conhecimento como a sua própria memória. É reconhecer a si própria como Instituição que faz história se apropriando do saber voltado ao desenvolvimento do ser humano - Neste caso estamos falando em memória Histórica como identidade e pertencimento a um grupo, contexto, época e espaço. Conforme define Jacques Le Goff:
“Memória, como propriedades de conservar certas informações, remete-nos em primeiro lugar a um conjunto de funções psíquicas graças as quais o homem pode atualizar as impressões ou informações ou informações passadas, ou que ele representa como passadas.” (Le Goff, 2003, p.419)

Um comentário:

  1. Sempre descordei das pessoas que consideram a matéria história inútil...afinal o que seria de nós, damas, sem Coco Chanel?!o que seria de nós se estilistas nostálgicos não resgatasem o navy?!...eu amo história e suas bolsas com alça de corrente...

    ResponderExcluir