Identidade brasileira

"O Brasil criando-se a si mesmo. Inventando um povo que constitui um novo gênero humano, fundindo herança genética e cultural de índios, negros e europeus num gênero humano novo, uma coisa nova que nunca houve é isso, uma nova aventura brasileira." (Darcy Ribeiro)

Tradutor

domingo, 5 de setembro de 2010

Um novo olhar sobre o mundo


Decidi estudar História para mudar o mundo, aprendi com o curso que preciso apenas vê-lo de forma diferente, olhando-o em outra perspectiva. Neste caso me refiro as possibilidades que temos de buscarmos o conhecimento sobre as coisas e os acontecimentos sem pré-conceituá-lo. Antes disso precisamos entender o contexto no qual estavam inseridas as pessoas e os eventos do passado, em fim tudo o que se refere ao mundo da História dos homens. Entender o contexto não significa concordar e aceitar a crueldade que se sofreu em determinados eventos, mas fazer disso parte da memória pessoal de cada um e coletiva das sociedades envolvidas. Ao estudar História aprendemos que o olhar de historiador é aquele que busca o conhecimento amplo sobre os eventos do passado, tornando-se multiplicador deste conhecimento. A partir daí podemos interpretar e debater com o objetivo sabermos que "lugar" é o nosso? O De alguém que apenas contempla os acontecimentos ou alguém toma as rédeas da vida e parte para a ação - ação neste caso pode ser através do debate para mudar opiniões. Sem complicar muito o raciocínio, quero dizer que quanto mais buscamos informações sobre o mundo que nos rodeia, mais facilidade temos de entendê-lo e menos possibilidades de julgar e dizer coisas simplórias ou ignorarmos debates que podem influenciar muito as escolhas em nossa vida. Conhecer, entender e debater a nossa História devia ser tão comum quanto falarmos nossa Língua Portuguesa - pois assim criaríamos uma cultura - a do saber, entre todas que já temos. Saber sobre nós, que mundo queremos construir? Que valores e costumes queremos preservar? Que mundo melhor queremos ter? Para conhecer a nossa história a fim de entender melhor o mundo não precisamos, necessariamente ir para academia, podemos fazer muito pela vontade própria, buscando por si o saber histórico que nos falta. A vontade de saber nos tira da mesmice e nos prepara para, através do conhecimento, refletir, opinar, debater e sobretudo assumirmos o papel de cidadãos que sabem fazer suas escolhas de forma mais independente.

2 comentários:

  1. Concordo com isso de olhar o mundo de uma outra forma ao invéz de tentar muda-lo...eu deveria fazer isso com meu guarda-roupa,mas duvido que funcione com meu moletom velho da 7°série...

    ResponderExcluir
  2. Marli, achei o teu trabalho muito interessante e muito haver com o meu TCC. Viamão, assim como Taquari, teve essa visita de imigrantes açorianos que foi fundamental para o desenvolvimento. Lá em Viamão tb tem um memorial açoriano, resta saber o que tem de peças em comum né.. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir