Identidade brasileira

"O Brasil criando-se a si mesmo. Inventando um povo que constitui um novo gênero humano, fundindo herança genética e cultural de índios, negros e europeus num gênero humano novo, uma coisa nova que nunca houve é isso, uma nova aventura brasileira." (Darcy Ribeiro)

Tradutor

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Qual a nossa identidade?

Recentemente, em uma aula sobre literatura angolana, participei de um debate sobre a identidade brasileira. Entendo como identidade brasileira o nosso jeito de ser, a mistura de raças entre todos que vieram construir este País, entretanto, há quem diga que nossa identidade deve ser representada por algo que seja comum a todos os estados e aos brasileiros, então falamos no território nacional, na língua portuguesa, na música, no carnaval, no futebol e outras culturas. A questão é que a música brasileira tem características regionais, assim como o carnaval e será que o futebol representa nossa identidade? Será que todos os brasileiros se sentem identificados com o futebol? Se pensarmos identidade como algo comum que deve ser aceita por todos nós, além da língua, do território nacional e de nossa forma de governo o que podemos eleger como nossa identidade? Nossa cultura é formada por todas as culturas que aqui vieram à européia, a africana, e a indígena que já estava aqui quando todas as outras chegaram, então penso que nossa identidade é tudo isso, toda essa mistura de jeitos de ser, de vestir, de dançar, a cor da pele e dos olhos que já se misturaram formando a nossa gente brasileira. Penso nossa identidade como a definição abaixo do antropólogo Darcy Ribeiro - “O Brasil criando-se a si mesmo. Inventando um povo que constitui um novo gênero humano, fundindo herança genética e cultural de índios, negros e europeu, uma coisa nova que nunca houve é isso uma nova aventura brasileira.” (Darcy Ribeiro)
Temos essa diversidade cultural que os imigrantes trouxeram e se fundiu com a cultura indígena, portuguesa e negra que já existia aqui, formando o que temos hoje. Ademais, os filhos de imigrantes que nasceram aqui são brasileiros, então nossa identidade está na diversidade cultural que se instituiu e isso faz parte de nós. Podemos promover um amplo debate sobre este assunto e nisso a possibilidade de envolver todas as pessoas que pensem sobre nossa identidade como algo que ainda está sendo definida. Um debate promovido por pessoas independente da sua escolaridade, descendência e profissão, transcendendo os muros da academia para que possamos dizer que nossa identidade é algo mais palpável e menos subjetivo do que nosso jeito de ser. Participem.

Um comentário: